segunda-feira, 15 de julho de 2013

PH Ganso: Eterna promessa ou grande jogador ?

Apresentação de Ganso no Morumbi

   O jogador Paulo Henrique Chagas de Lima apelidado como "Ganso", foi considerando por muitos em 2010 o melhor jogador do Brasil e uma das maiores promessas do futebol mundial, era unanimidade entre os comentaristas uma das maiores revelações dos últimos tempos no futebol brasileiro. Foram feitas diversas campanhas para Dunga (ex-técnico da seleção brasileira) convoca-lo junto ao seu ex-parceiro de clube Neymar para a Copa do Mundo na África do Sul em 2010, era cobiçado vários clubes gigantes do velho continente como Milan, Chelsea, Manchester United entre outros e no dia 10 de agosto desse ano estreou na seleção atuando com a camisa 10 na 1° partida do novo treinador da época Mano Menezes.  Mas no dia 25 do mesmo mês atuando pelo Santos em um jogo pelo Campeonato Brasileiro contra o Grêmio, Ganso sofreu uma ruptura do ligamento cruzado posterior. A recuperação da lesão foi de 6 meses e ele só voltou a jogar em 2011. 
  Na sua volta aos gramados fez um gol e participou da jogada do outro na vitória por 2x1, mas um pouco depois na primeira partida da Final do Campeonato Paulista 2011 o meio-campo sofreu outra lesão e ficou um tempo fora voltando somente na fase final da libertadores e dando a assistência para o gol do Neymar na final da competição. Ganso terminou 2011 com Título Paulista e da Libertadores. 

Ganso na comemoração do título da Libertadores 2011
  
  No ano seguinte o jogador participou de mais um título paulista do Santos e foi considerado o melhor meia armador do campeonato, era um forte nome para assumir a 10 da seleção nas olimpíadas, mas suas lesões e problemas com a torcida e a diretoria do clube praiano acabaram atrapalhando seu desempenho e ele acabou amargando o banco de reserva da seleção, enquanto Oscar brilhava com a camisa mais famosa de todo futebol mundial. Logo após sua volta da seleção  a equipe da baixada foi procurada pelo São Paulo que demonstrava interesse pelo seu futebol e depois de uma longa negociação Paulo Henrique Ganso saia da Vila Belmiro rumo ao Morumbi como a transferência mais cara entre times brasileiros. O jogador chegou machucado ao clube tricolor e se tratou por 3 meses, sua estreia ocorreu dia 18 de novembro contra o Náutico, por se tratar da primeira partida de Ganso com a camisa a torcida tricolor compareceu em peso e foi o record de público do Campeonato Brasileiro com mais 60.000 espectadores.
  O ano de 2013 começou com uma grande expectativa em cima do meia que era titular , mas não conseguiu uma sequência de jogos, pois não conseguia encantar, somente depois de um tempo o meia engrenou algumas partidas como titular e dava sinal que podia ser aquele Ganso de 2010, mas ele perdeu um pênalti na semi-final do Paulistão contra o Corinthians e o São Paulo foi eliminado da Libertadores sofrendo uma goleada do Atlético Mineiro de 4x1 no estádio Independência, e nesse mesmo jogo sofreu uma lesão que interrompeu sua boa fase e desde que voltou dessa contusão está jogando mal. Será papel do novo treinador do tricolor Paulo Autuori reviver o futebol desse grande jogador e fazer que ele jogue motivado.
  Muitas pessoas criticam o meia enquanto outras ainda acreditam no seu potencial naquele jogador que encantou todos em 2010 com belos gols e jogadas, pois mesmo jogando muito abaixo do esperado ele tem alguns lampejos no meio dos jogos que ainda dão esperança ao torcedor do São Paulo e admiradores do bom futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página